Apresentação

Ao longo dos últimos anos, a UERJ vem atuando de forma expressiva em atividades que demandam conhecimento específico da área ambiental relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão, afirmando o seu compromisso frente à sociedade.

Na reunião de 13-15/setembro/2005, o Conselho Técnico Científico da CAPES aprovou o Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente (PPG-MA) da UERJ, atribuindo-lhe nota 4. Em 09 de outubro de 2007, o Conselho Técnico Científico da CAPES ratificou a nota atribuída anteriormente (4). Em nível de doutorado, o Programa multidisciplinar integra várias unidades acadêmicas da Universidade nos estudos em: Conservação do Meio Ambiente, Construção Social do Meio Ambiente, Monitoramento e Controle Ambiental e Mudanças Ambientais Globais.

O PPGMA foi estruturado com o objetivo de organizar, sistematizar e consolidar um locus de formação de recursos humanos que atendam às demandas impostas por uma agenda atenta às questões sócio-ambientais. A grade curricular do PPG-MA caracteriza-se por apresentar duas disciplinas obrigatórias: Política Ambiental Brasileira e Pensamento Científico e Consciência Ecológica, que, por tratarem de questões epistemiológicas e de políticas públicas de interesse geral, são oferecidas para todos os doutorandos, qualquer que seja o seu projeto e pesquisa, a ser desenvolvido como subsídio para reflexão da problemática ambiental global. A complementação curricular, por meio de disciplinas eletivas, dar-se-á na escolha de cada doutorando, juntamente com seu(s) orientador(es), de forma a melhor integração às linhas de pesquisa e ao desenvolvimento de seu trabalho de tese.Nosso objetivo é o de produzir conhecimento e formar recursos humanos das áreas afins ao saber ambiental, de forma inter, multi e transdisciplinar; qualificar docentes para atuação crítica e reflexiva; capacitar profissionais para atuação no mercado de trabalho e na formulação de políticas públicas; buscar soluções inovadoras para as questões sócio-ambientais e contribuir para o avanço das fronteiras da ciência e tecnologia.

Coordenação